Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

Estudantes cearenses são denunciados por fraude no Enem 2014

De acordo com o MPF/CE, os denunciados são da cidade de Porteiras (CE) e contrataram um homem que os repassou as informações via celular (AGÊNCIA BRASIL)

Dois estudantes foram denunciados pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), na tarde desta segunda-feira (15), pelo crime de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação penal é assinada pelo procurador da República Celso Costa Lima Verde, do MPF no Juazeiro do Norte. Os estudantes são acusados de armar esquema para receberem o gabarito no segundo dia de aplicação da prova do Enem, em novembro deste ano.

De acordo com o MPF/CE, os denunciados Bianca Miranda Matias e Valbert Souza Gomes, da cidade de Porteiras (CE), contrataram um homem, que os repassou as informações via celular. Em depoimento, um dos acusados relatou ter procurado esse homem na cidade de João Pessoa (PB), tendo cobrado para a fraude, o valor de R$ 15 mil.

Ainda conforme o Ministério, para viabilizar o esquema, o estudante se inscreveu no Enem como sabatista e alegou ter problemas de visão, comprovando o problema com um atestado médico assinado por Miguem E. Duran Navarro.

Segundo detalha a Ação Penal, Valbert foi ao local de prova portando um celular da operadora Vivo comprado exclusivamente para a fraude e mesmo tendo sido alertado de que não poderia permanecer em posse do aparelho, o manteve ligado dentro de uma sacola. Já Bianca foi ao exame com dois celulares, um deles também com o chip da Vivo e antes do início da prova entregou apenas o celular próprio, mantendo o outro ligado dentro de um bolsa.

De acordo com o procurador Celso Leal, a ação penal pede a condenação dos réus pelo crime de fraude em certames de interesse público (Art. 311-A). “O crime prevê uma pena de um a quatro anos de reclusão”, detalha.

Fonte: Diário do Nordeste

Comment here