Após 04 meses, Universidade Estadual Vale do Acaraú suspende greve


Os professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram assembleia na noite desta terça-feira, 13, e decidiram pela suspensão da greve. A expectativa é de que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira, 19.

A ampla maioria dos votos (82) foi à favor da suspensão, contra apenas quatro votos contrários ao fim da greve e 03 abstenções.

''A ideia é discutir pontualmente as propostas do governo e votar pela suspensão ou não da greve. Depois, serão repassados os encaminhamentos sobre as demandas", informou anteriormente o professor Luiz Ponte, vice-presidente do SindUVA.

Entre as propostas feitas pelo governador e chamadas pelo sindicato de emergenciais, destacou-se o compromisso na realização de concurso para 249 vagas de professor efetivo - 120 para a Uece, 67 para a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e 62 para a Universidade Regional do Cariri (Urca).

Também existe possibilidade da realização de concurso para 192 vagas de servidores técnicos e administrativos para as três universidades, a aprovação das leis que regulamentam a classe de professor associado e a gratificação de periculosidade e insalubridade.

Por Jonas Deison (Blog Sobral Online)