Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

ESTIAGEM: Comitê da Seca se reúne nesta segunda-feira

Secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, durante reunião do Comitê da Seca em dezembro do ano passado

O Comitê Integrado da Seca do Estado do Ceará realiza nesta segunda (19) uma reunião para discutir demandas dos municípios. O colegiado reunirá representantes do Estado, União, municípios, dos sindicatos ruarais e dos movimentos sociais para encaminhar demandas de obras emergenciais para conviver com a estiagem.

Na ocasião, o Secretário do Desenvolvimento Agrário e presidente do Comitê da seca, Dedé Teixeira, discutirá as necessidades dos municípios cearenses em relação ao milho e ao abastecimento de água.

Em 2014, foram perfurados 600 poços em áreas urbanas e rurais do Estado. O número é seis vezes maior do que o registrado em 2007, quando foram perfurados 90 poços. Também foram entregues 211 projetos de abastecimento d’água, beneficiando 9.529 famílias. O Comitê foi criado em 2012 pelo governo de Cid Gomes.

O secretário Dedé Teixeira garante que o Comitê da Seca vai continuar encaminhando as demandas dos municípios quanto às obras de convivência com a estiagem. “O trabalho vai continuar, e estaremos aqui para intermediar com os órgãos do Estado e do Governo Federal as soluções e encaminhamentos necessários”, afirmou.

Chuvas

Já nesta terça (20), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). divulga o primeiro prognóstico da quadra chuvosa do Ceará. Antes, a partir das 9h, os técnicos do órgão realizam seminário interno para estudar modelos de previsão que levam em conta dados coletados pelo Inpe, por meteorologistas dos EUA e pela própria Funceme.

Segundo informações do site do órgão, neste final de semana foram registradas chuvas em apenas três municípios do Ceará, com marcas baixas: Palmácia (7.2 milímetros), São Gonçalo do Amarante (4.4 milímetros) e Baixio (2 milímetros).

Fonte: Diário do Nordeste

Comment here