Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

Mucambo-CE: Criação de Galinha Caipira na comunidade de Carqueijo vira alternativa de renda para as famílias.

A comunidade de Carqueijo a 8 km do município de Mucambo na Zona Norte do Estado, é famosa por seu artesanato que gera renda a 40 famílias, agora uma nova atividade lucrativa está sendo incentivada pelo presidente da Associação dos Artesãos de Carqueijo Gilmar Martins, que é a criação de galinha caipira.

Gilmar criou o Grupo de Criação Galinha Caipira-Carqueijo, que já conta com sete famílias engajadas. ‘‘Comecei com 100 galinhas e um investimento 2 mil reais. Chamei um grupo de mulheres para conhecer e acompanhar o projeto que no final mim rendeu um lucro de 1.500 reais’’, disse Gilmar. O resultado foi bem lucrativo o que chamou atenção das donas de casa que passaram a acreditar na iniciativa.

O Grupo de Criação Galinha Caipira-Carqueijo teve início no mês de Novembro do ano passado após cursos de capacitação, conta com sete famílias engajadas. O capital inicial veio de uma parceria com o Banco do Nordeste que financiou cerca de 2 mil reais para cada família dá o ponta pé inicial.

Os criadores esperam agora por uma parceria para facilitar a comercialização pois estima-se que na próxima semana já serão 500 aves no ponto de negociação. Aos interessados em ajudar na compra das aves é só entrar em contado pelos  Fones: 9348-5756 ou 9455-4964. Entrega em domicilio para toda a Região.

Neste período de seca, o projeto acaba sendo uma alternativa rentável para agricultores no município, o presidente da Associação Gilmar Martins comemora pois além do artesanato agora tem mais uma fonte de renda para as famílias.

As galinhas caipiras são as preferidas para alimentação pelos naturalistas, os que curtem um alimento saudável, pois elas não recebem alimento industrializado nem bombas de hormônio para ganhar peso. É tudo um processo natural que mais lembra as criações de sítio e casas do interior. Por isso, são consideradas mais caras no preço de venda, uma vez que são livres de agrotóxicos, hormônios e alcançam pouco peso, mas possuem uma carne mais saudável para a alimentação humana.

O preço de um quilo de galinha caipira é cerca de 20% mais caro que as demais aves brancas de criação em granja com fim industrial e mais de 30% se comparada as pré-prontas para a alimentação. Mas segundo os seus compradores, vale a pena pelo sabor diferenciado e a qualidade do alimento que estão levando para casa.

Blog Mucambo em Questão

Comment here