Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

Mídia internacional repercute saída de Graça Foster

A renúncia da presidenta da Petrobras, Graça Foster, e de cinco diretores da petrolífera brasileira foi publicada nesta quarta-feira (4) na capa das edições online dos principais jornais internacionais. A renúncia foi anunciada pela empresa estatal brasileira em comunicado aos investidores na manhã desta quarta-feira.

O New York Times (NYT) informou que a renúncia aconteceu após meses de especulações nos meios político e empresarial sobre a saída de Graça, geradas depois da divulgação do esquema de corrupção dentro da Petrobras. “A petrolífera perdeu bilhões em valor de mercado no ano passado com notícias sobre a extensão do esquema de corrupção. Promotores dizem que pelo menos US$ 800 milhões em propinas foram pagos por empresas de construção e engenharia, em troca de contratos superfaturados em bilhões”.

O principal jornal norte-americano diz ainda que o rebaixamento da nota de investimento da Petrobras por algumas agências de análise de risco sufocou ainda mais sua capacidade de contrair empréstimos nos mercados internacionais. O NYT lembra que a Petrobras é a maior empresa brasileira, controla vários campos de petróleo e cria riqueza que alguns líderes esperam que impulsionem o Brasil ao status de país desenvolvido.

O jornal inglês Financial Times, considerado um dos mais influentes na área econômica, ressalta que a renúncia acontece um dia depois de Graça Foster se reunir com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e cita que o Conselho de Administração da empresa se reunirá na sexta-feira (6) para anunciar os substitutos para os cargos vagos. “A companhia, uma das maiores do Brasil e importante motor de investimentos no país, tem sido prejudicada por alegações de que seus diretores colaboraram com políticos e empreiteiros para desviar bilhões de dólares de seus projetos e operações. Embora Graça Foster não tenha sido acusada de envolvimento direto no escândalo, ela é acusada de ignorar denúncias de denunciantes internos sobre a fraude – alegações que ela nega veementemente”.

O jornal espanhol El Pais publicou uma matéria sobre a trajetória profissional de Graça Foster, intitulada De Catadora de Papelão a Presidenta, e outra sobre sua renúncia, com o título Escândalos Derrubam Graça Foster e mais Cinco Diretores da Petrobras. A reportagem informa que a executiva já tinha colocado o cargo à disposição de Dilma Rousseff há meses, mas era respaldada pelo governo. O jornal destaca a perda de US$ 88 bilhões no valor contábil de ativos da empresa, que estão no foco das investigações, e o aumento do valor de suas ações com a confirmação da renúncia. Segundo a reportagem do El País, a presidenta Dilma Rousseff precisa enfrentar pressões políticas e econômicas, e decidiu aceitar a renúncia da presidenta da maior empresa pública da América Latina.

A agência pública argentina Telam destacou que “a presidenta brasileira aceitou o pedido de renúncia de Maria das Graças Foster em meio aos escândalos de corrupção que salpicam a companhia e altos membros do governo e da oposição”. As manchetes sobre uma das maiores empresas do planeta, com mais de 80 mil funcionários e referência mundial em extração de petróleo em grandes profundidades, também ocupam as capas das edições online dos principais jornais da Alemanha, França, África do Sul e Rússia, entre outros países.

agencia brasil

Comment here