SEGURANÇA: Governador quer realizar concurso e equiparar salários para a Polícia em 2015

O governador Camilo Santana destacou que a área da Segurança é uma das mais delicadas e onde há uma cobrança maior da sociedade pelo grande número de homicídios e assaltos no Estado (FOTO: KID JÚNIOR)
O Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, divulgou a intenção de realizar um concurso público para a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), ainda em 2015. O interesse do gestor público foi um dos planos comentados no discurso realizado na solenidade de promoção de oficiais e praças da PMCE. O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG).

Na solenidade foram promovidos 27 oficiais e 71 praças, sendo três coronéis, cinco tenentes-coronéis, seis majores, seis tenentes, sete capitães, 15 sargentos e 23 cabos. Todas as graduações ocorreram por tempo de serviço e merecimento.

"Vocês estão sendo promovidos por mérito, Justiça e trabalho. Vocês são cobrados e honram a nossa Gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará. Quero parabenizar as famílias, porquê sei o que significa a profissão daqueles que se dedicam a Polícia Militar. Fico imaginando a esposa e os filhos, que a qualquer momento podem receber a notícia de uma morte, como já aconteceu neste ano", comentou.

O governador destacou que a área da Segurança é uma das mais delicadas e onde há uma cobrança maior da sociedade, pelo número de homicídios e assaltos. "Temos o objetivo de garantir que as pessoas fiquem mais seguras. Não descansarei para garantir uma sociedade mais justa e fraterna", discursou.

Camilo ainda comentou sobre os compromissos que assumiu com a Corporação PMCE e citou o problema das promoções. "A primeira coisa que pedi foi que abrisse uma discussão para elaborar um novo sistema de promoções para a PMCE. Que ouvissem não só os oficiais, mas as entidades", disse.

O segundo compromisso seria o de nivelar os salários da Polícia Militar ao nível do Nordeste. "Eu já determinei a Secretaria de Planejamento um estudo de impactos e ainda farei essa equiparação para que os profissionais tenham um salário mais justo. Estamos com 1.206 novos soldados da PM e tenho a intenção de já convocar um novo concurso público para a Polícia Militar do Estado do Ceará", revelou.

Homicídios apresentam redução de 15% em fevereiro

Em relação à redução do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, por meio do Secretario de Segurança, Delcy Teixeira, que os casos de CVLI reduziram de 386 registro em 2014, contra 328 registrados neste ano.

O número ainda não está consolidado, mas a diminuição representa cerca de 15%. Os números consolidados serão apresentados ainda esta semana.


Fonte: Diário do Nordeste