VEREADORES DE MUCAMBO ABREM CPI PARA INVESTIGAR IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO


Em uma sessão polêmica, a Câmara de Vereadores de Mucambo, Zona Norte do Ceará, instaurou na ultima terça-feira (18) duas CPIs para apurar irregularidades da administração do município. 

CPI significa, Comissão Parlamentar de Inquérito, é uma investigação feita pelo Poder Legislativo. Assim, a Câmara dos Vereadores, a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa ou o Senado podem formar uma comissão para ouvir depoimentos e tomar informações sobre um assunto determinado e que tenha a ver com a máquina pública. "Uma das funções do Legislativo é fiscalizar o trabalho do executivo, por isso existem as CPIs.

Para que seja instaurada uma CPI, primeiro ela precisa ser proposta por algum parlamentar. Aí, ela vai a votação e, se conseguir votos positivos de pelo menos um terço da casa, é aprovada.

Em Mucambo as comissões especiais vão apurar denúncias de sucateamento, insalubridade e falta de atendimento no hospital público do município e  o reajuste promovido pelo município a pasta da educação que teria contemplado de forma irregular a categoria dos professores. 

A votação para instauração da CPI aconteceu durante uma sessão marcada pelo forte aparato policial, deslocados de cidades vizinhas para garantir a segurança.

Vejam mais...





Blog Mucambo em questão 
Com informações do repórter Júnior Diniz