LIBERAÇÃO DA ÁGUA DO AÇUDE JABURU, NA SERRA DA IBIAPABA, SERÁ REDUZIDA EM 40%


A partir do próximo mês a liberação de água do Açude Jaburu na Serra da Ibiapaba será reduzida em 40%. O reservatório abastece mais de 330 mil habitantes e o nível de abastecimento vem caindo a cada dia.

A nova cota foi definida durante reunião do Comitê de bacias hidrográficas da região, em Ubajara. O comitê é formado por representantes da companhia de gestão dos recursos hídricos, poder público dos municípios envolvidos, sociedade civil e produtores que utilizam a água do açude na agricultura.

A preservação e exploração da principal fonte hídrica da Serra da Ibiapaba estão em pauta em todas as reuniões. Isso porque a estiagem dos últimos 4 anos vem fazendo diminuir drasticamente o nível do reservatório gerando preocupação com o colapso no abastecimento nos próximos anos.

A agricultura movimenta 50% da economia da região e é também quem mais utiliza a água do reservatório para irrigar a plantação, conscientizar os produtores, vistos como principais vilões atualmente, não é tarefa fácil.

E depois de uma discussão acalorada entre os membros do comitê sobre as providencias que deverão ser tomadas ficou definido uma redução de 40% na utilização da água do açude. Esse percentual ficou dividido em 35% para irrigação e 5% para o consumo humano. A medida já começa a ser posta em prática a partir do mês de agosto e será mantida até fevereiro de 2016.


Reportagem: Ricardo Lima
Fonte: Tv Diário