Sem o bondinho, turistas voltam frustrados de Ubajara

Férias sem bondinho na Ibiapaba
Frustração, esse é o sentimento de quem programou passear de bondinho e conhecer a gruta de Ubajara, nas férias escolares. O teleférico, principal equipamento do Parque Nacional de Ubajara, na serra da Ibiapaba, está parado há 60 dias. Além da frustração, o prejuízo para o turismo na principal e mais esperada época do ano, deixa o setor desmotivado e até os 20 guias de turismo ficaram sem trabalho. A rede hoteleira já contabiliza várias desistências de reservas, excursões também já foram canceladas. 

Um grupo de estudantes do município de Mucambo já tinha programado tudo, mas ao tomar conhecimento do problema, a professora e organizadora do passeio, que serviria de pesquisa numa atividade extra curricular, acabou cancelando a viajem.

Segundo a administração do parque, 100 mil pessoas visitam o local anualmente. Somente esse ano o bondinho, um ícone da serra da Ibiapaba, já parou de funcionar seis vezes. Sem o teleférico, a única maneira de chegar até as cachoeiras e a gruta de Ubajara, é encarando uma longa trilha, mas nem todo mundo tem disponibilidade nem preparo físico para enfrentar o desafio. A estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará é que 364 mil turistas visitem o estado somente nessas férias de julho, e um dos destinos mais procurados no interior é o Parque Nacional de Ubajara.

Fonte: Sobral Press