Últimas Noticias

Pesquise no Blog

Em qual desses nomes você NÃO votaria de jeito nenhum?

23 de outubro de 2015

ALÍVIO: Incendio é finalmente apagado na encosta da Ibiapaba

Ibama aponta que pelo menos mil hectares foram atingidos - o equivalente a mil campos de futebol -, mas a área total queimada será levantada após Perícia
O incêndio que atingiu a vegetação da Chapada da Ibiapaba, no Interior do Ceará, foi controlado após 12 dias de trabalho dos bombeiros, brigadistas do Parque Nacional de Ubajara e do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama. As causas do fogo seguem desconhecidas, mas há suspeita de incêndio criminoso e, conforme o Ibama, pelo menos mil hectares foram queimados.

Segundo a diretora substituta do Parque Nacional de Ubajara, Nágila Maria Pereira, as áreas de trilhas e visitas guiadas do parque não foram atingidas. "Foi mais na borda, mas o acesso à gruta, trilha e cachoeira não foram atingidos. Nenhuma área habitada foi afetada, felizmente".

Quando o fogo foi detectado, no último dia 10 de outubro, 14 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) começaram a ação de combate ao incêndio, com apoio de voluntários das comunidades de Tipizal, Boa Vista e Palmeiras, em Tianguá.

O trabalho foi reforçado pelos bombeiros e Prevfogo do Ibama, que chegaram na área no dia 15 de outubro. A maior dificuldade, conforme o capitão Mardens Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros de Sobral, era o acesso aos focos de incêndio, em Tianguá, Frecheirinha e Ubajara.

“O incêndio foi crescendo, parque o fogo se espalha rápido em vegetação. Mas a Perícia vai determinar exatamente a área total queimada e as causas”, frisa Nágila. O parque, ainda segundo a diretora substituta, recebe uma média diária de 200 pessoas no período de alta estação, como Carnaval e Semana Santa. Durante a baixa estação, a média de visitas diárias cai para 100.



*O Povo Online