Médicos acreditam que caso de cearense que foi pai aos 101 anos é inédito

Cearense José Coelho de Souza, que mora no Acre, com esposa e neta, possui 131 anos. (FOTO: Alexandre Santana/Arquivo pessoal)
Chegar a terceira idade pode ser sinônimo de experiência de vida. Para homens, o conhecimento pode dar espaço para descobertas quando alguns resolvem se aventurar pelo mundo da paternidade. Tomando como base o cearense que pode ser o homem mais velho do mundo aos 131 anos e que foi pai pela última vez aos 101 anos, especialistas ressaltam que essa reprodução talvez seja um caso inédito na literatura médica.

Segundo o médico especialista em medicina reprodutiva Fernando Aguiar, apesar de curioso o caso pode sim acontecer. “O homem produz espermatozoides a vida toda, mas com o passar do tempo essa produção diminui bastante. Desse modo, é possível sim, mas afirmar a certeza é complicado. Eu não tenho e nunca soube de registros de casos de pais após os 100 anos”, destaca o médico.


“É uma coisa tão rara chegar aos 100 anos, imagina ser pai. Realmente é uma coisa raríssima”. (Dr. Fernando Aguiar)
Como noticiado pelo Tribuna do Ceará, o cearense José Coelho de Souza, natural de Meruoca, a 269 km de Fortaleza, possui três filhos e cinco netos. Sendo pai pela última vez aos 101 anos, com sua mulher 69 anos mais nova. Segundo a neta do seringueiro, Nayara de Oliveira, o cearense sempre teve uma vida relativamente saudável.

“Ele nunca teve vícios. Nunca fumou e apenas ingeriu bebidas alcoólicas quando mais novo. Há seis anos ele teve um AVC, por isso, não anda mais. Já teve problema de pressão arterial, mas não toma mais remédio”, destacou a neta. A família vive em Sena Madureira, no Acre.

Para o diretor da Bios – Centro de Medicina Reprodutiva, Tulius Freitas, o caso é considerado raríssimo. “A queda do espermatozoide é muito mais lenta do que acontece com os óvulos da mulher. No entanto, com 101 anos eu nunca vi ninguém ser pai. O mais idoso que registrei foi com 81 anos”, relembra.

Ainda conforme o médico, a paternidade é difícil mesmo com pessoas bem mais jovens. “A chance de engravidar uma mulher durante o período fértil é de mais ou menos 18% aos 30 anos de idade. E não é simplesmente encostar e engravidar, precisa de algumas tentativas. Aos 101 anos, já é uma idade que tinha que ter uma diminuição da ereção e do desejo sexual. Nesse caso, era preciso fazer um DNA nos filhos, porque o caso confirmado pode ser inédito na ciência”, ressaltou Tulius Freitas.

Caso raro

Mesmo com a possibilidade de ser pai, ainda não se tem registros no Brasil sobre a paternidade após os 100 anos. Para o sexólogo Murilo Porto, é necessário levar em consideração a disposição genética do cearense.

“É preciso levar em conta que esse é um caso muito raro, porque ter disposição no órgão sexual nessa idade é algo a ser analisado. Levanto em consideração a saúde dele, existe uma mínima possibilidade”.

Quando perguntado sobre a probabilidade de ser pai aos 101 numa escala de 0 a 10, o sexólogo garante: é quase impossível. “Mesmo que seja possível e que ele tenha desejo sexual, numa escala de 0 a 10 eu consideraria que a possibilidade de ele ser pai aos 101 seria 0,2. Mas isso não impede que aconteça”, conclui Murilo.

Aos 131 anos, segundo seu registro de nascimento, José pode se tornar o homem mais velho do mundo. De acordo com o livro dos recordes, o Guiness Book, o homem mais velho na atualidade é o japonês Yasutaro Koide, de 112 anos.



Tribuna do Ceará