Ceará deve ter chuvas mais intensas nos próximos 15 dias

Comunidade de Morrinhos em Mucambo. (Foto: Ivanildo Souza)
Março e abril deveriam ser os meses mais chuvosos do ano no Ceará, mas as precipitações deste mês até agora estão 77% abaixo da média histórica. No entanto, o cearense vai ter um alento: as chuvas devem se intensificar nos próximos 15 dias.

O motivo é o principal fenômeno meteorológico responsável por precipitações no estado, como explica o meteorologista da Funceme Raul Fritz à rádio Tribuna Band News FM. “Mesmo com probabilidade de chuvas abaixo da média, a Zona de Convergência Intertropical sempre consegue trazer algumas chuvas para o estado do Ceará”.

Essas chuvas devem ser irregulares e, em alguns dias, podem se apresentar de maneira intensa. O norte do estado, sobretudo a faixa litorânea, como a Grande Fortaleza, serão os mais beneficiados. No entanto, outras regiões também podem registrar aumento de precipitações.

“Normalmente a Zona de Convergência favorece mais a parte norte do estado, o centro-norte, região litorânea, as serras próximas, como a região da Ibiapaba, Maciço do Baturité. Mas ocasionalmente ela consegue trazer chuvas para o interior do estado”, ressaltou.

Mesmo assim, o volume de precipitações vai seguir abaixo da média histórica. Para os meses de abril e maio, o fim da quadra chuvosa, a tendência é de redução da quantidade de chuvas. Isso acontece por influência do fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e que reduz a formação de nuvens no Nordeste.



Fonte: Tribuna Band News FM