Ciro Gomes discute com manifestantes em Fortaleza e chama Lula de “m***”

Ciro Gomes discutiu com manifestantes durante a madrugada desta quinta-feira (FOTO: Reprodução)
Vários vídeos de uma discussão calorosa, entre o ex-ministro e declarado pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) e manifestantes de oposição ao governo de Dilma Rousseff (PT), circulam em redes sociais nesta quinta-feira (17). O fato aconteceu por volta de 1h desta madrugada, em frente ao prédio onde mora seu irmão, o ex-governador do Ceará Cid Gomes, no Bairro Meireles, em Fortaleza.

Nas imagens, Ciro aparece batendo boca durante um protesto realizado em frente ao condomínio. O político, da base aliada da petista, aparece gritando e xingando manifestantes, que durante a noite haviam feito um protesto contra a nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil, na Praça Portugal, no Bairro Aldeota.

“Fascistas, circulando! Cada um procura a sua casa… Uma hora da manhã não é hora de estar na casa dos outros. Seu filho da p*. Seu frouxo fascista. Democracia é respeitar a casa alheia, rapaz! Eu estou é protegendo você, amanhã vem um e dá em você… Mete um tiro na tua cabeça, seu filho da p*! Vão pra casa, não fica nenhum!”, grita Ciro.

Durante o vídeo, Ciro é contido por diversas pessoas, dentre elas Cid Gomes, mas nenhuma agressão física de ambos os lados foi registrada.

Em outras imagens, Ciro manda os manifestantes estudarem História. Quando indagado sobre a inocência de Lula, investigado pela operação Lava Jato, sobre esquema de corrupção na Petrobras, o ex-ministro xinga o ex-presidente. 

– “Onde é que na História tem dizendo que o Lula é inocente, Doutor?”, indaga uma manifestante.

– “O Lula não é inocente de nada… o Lula é um merda”, grita Ciro.

– “É um merda, a Dilma é uma merda e tudo é uma merda”, responde a manifestante.


– “Nem que seja. Quando alguém é um merda, a gente representa para a polícia devido ao processo legal, respeita os direitos das pessoas. Não vem de madrugada assustar uma pessoa indefesa, porque vocês são uns covardes. Bando de fascistas! Fascistas! Tu é cidadão de quê, seu bosta!?”, questiona Ciro.

Enquanto acontece toda a confusão, o irmão do pré-candidato a presidente atua como apaziguador, pedindo calma a todo momento.

Manifestação espontânea


O ato de protesto realizado em frente à casa de Cid aconteceu horas depois de cearenses realizarem uma manifestação espontânea na Praça Portugal, pedindo renúncia de Dilma e prisão de Lula. Pelo menos 4 mil pessoas foram ao local após a divulgação de um áudio polêmico entre ele e a presidente. Os fortalezenses ocuparam parte da praça e fizeram gritos de ordem, enquanto veículos promoviam um buzinaço na rotatória.

Confira as imagens: 



Por Matheus Ribeiro
Tribuna do Ceará