Chove em mais de 60 municípios do Ceará; previsão é de chuva em todo o Estado

Nuvens carregadas na comunidade de Morrinhos zona rural de Mucambo. (Foto: Ivanildo Souza)
O Ceará registrou chuva em 63 municípios no período relativo entre 7 horas desta quinta-feira, 31, até 7 horas desta sexta, 1º. Segundo os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Pacatuba teve a maior chuva do Estado, com 112,4 milímetros de precipitação. Em Fortaleza, a precipitação foi de 103 milímetros.

O meteorologista da Funceme, David Ferran, explica que as precipitações desses últimos dias estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema indutor de chuvas no estado do Ceará.

Apesar do registro de chuvas nos últimos dias, o Ceará chegou ao fim de março com a média histórica para o mês 33% abaixo da média. O principal mês da quadra chuvosa foi influenciado diretamente pelo El Niño, responsável pelos cinco anos consecutivos de seca, e o Oceano Atlântico Tropical, que se comporta de maneira neutra e, por isso, não favorece as precipitações.

“Mas a previsão persiste a mesma pro trimestre [março,abril,maio]. São 70% de chances de ficar abaixo da média e somente 5% de ficar na categoria acima da média. As chances dessa quadra ficar em torno da média é de 25%”, afirma David.

Previsão

A Funceme aponta que o dia deve permanecer nublado em todas as regiões do Ceará, nesta sexta-feira, 1º. As chuvas mais significativas, conforme David, devem ser registradas no Centro do Estado, em toda a faixa litorânea, além da faixa de Ibiapaba e Baturité. A previsão de tempo para o fim de semana também é de nebulosidade variável em todas as regiões do Ceará.


* Os dados são atualizados durante todo o dia.
O povo Online