Comissão da Câmara aprova criação da Universidade da Ibiapaba, no Ceará

Presidente do CONDERI, o Ubajarense Glauber Augusto Lira Sousa é um dos protagonistas dessa vitória.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), relatório que autoriza o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal da Ibiapaba, no Ceará. O relatório, elaborado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), apresenta o projeto de Lei apresentado pelo deputado Moses Rodrigues (PMDB).

A nova universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses – Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará e Ipu – integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas.

Além disso, o impacto social alcançará ainda quarenta e sete cidades que compõem a mesorregião do Noroeste cearense, cuja população é superior a 1,2 milhão de habitantes.

“Decorre daí a importância do oferecimento de uma educação profissional de qualidade como instrumento imprescindível de geração de renda e de democratização de oportunidades de ascensão social, com papel relevante nas políticas públicas dos países em desenvolvimento, como o Brasil”, indicou o deputado no relatório.


G1