Pré-estação começa no Ceará com chuvas fracas em nove cidades

Terça terá nebulosidade variável com chuvas isoladas no Oeste e Sul.
As primeiras precipitações da pré-estação chuvosa no Ceará foram registradas na manhã desta terça-feira (13). Os registros ainda são de fraca intensidade, mas já indicam a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que são sistemas meteorológicos característicos da pré-estação no Estado entre os meses de dezembro e janeiro, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

"Há um Vórtice (movimento circular de ventos em altos níveis da atmosfera) posicionado sobre o Oceano Atlântico próximo à costa do Nordeste Brasileiro. Esse sistema está trazendo umidade para o Ceará e induzindo as precipitações", disse a Funceme.

Choveu em nove municípios e os maiores volumes foram registrados em Viçosa do Ceará (14,8mm), Morada Nova (4,6mm) e Guaramiranga (4mm). Os outros registros não ultrapassam os 3mm. Em Fortaleza, a chuva foi de 1,4 mm.

Previsão do tempo
A previsão do tempo para a tarde e noite desta terça-feira é de nebulosidade variável com chuvas isoladas nas regiões da Ibiapaba, Cariri e parte do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, céu estará parcialmente nublado. Para o dia 14, a previsão é de permanência da atuação do Vórtice, seguindo a mesma previsão de chuvas isoladas no Oeste e Sul do Ceará.


G1CE