Chuvas no Céara: Mucambo Registra 15.mm

Chuva em Mucambo nesta quinta-feira (19) registrou 15.mm, de acordo com a Funceme
 
Choveu em 30 municípios cearenses entre as 7 horas de quarta-feira, 18, e as 7 horas desta quinta-feira, 19, de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior índice foi registrado em Crateús, que anotou 75 mm no posto Monte Nebo.

Além de Crateús, os municípios com os maiores volumes de chuva foram: Viçosa do Ceará (45 mm), São Gonçalo do Amarante (32 mm), Granja (25 mm), Caririaçu (25 mm), Trairia (20 mm), Caucaia (18 mm) e Acaraú (15 mm).As chuvas são ocasionadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca linhas de instabilidade em todos os municípios cearenses. Em paralelo, colabora para a formação das precipitações o chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no Litoral Leste do Nordeste e favorece a chuva em regiões mais centrais do Ceará.

Quadra chuvosa
A Funceme aponta que há 40% de chance de chover dentro da normalidade no Estado. O prognóstico, divulgado nessa quarta-feira, 18, aponta que a probabilidade de chover acima da média histórica (607,5 milímetros) é de 30%. As chances de precipitações abaixo da média também são de 30%.


Fonte: O povo online