Os assuntos de maior interesse do mundo em 2016 segundo o Google

© Pressmaster / Shutterstock 

Todos os anos, é divulgado o ranking dos termos mais pesquisados no Google pelos internautas do mundo todo. E a esses termos é atribuído o qualificativo de “mais pesquisados”, quase como um sinônimo do que seria o mais interessante do ano – neste caso, 2016, que já está acabando.

Todos esperavam que, neste ano, o tema “Donald Trump” batesse recorde de buscas. Mas, o presidente eleito dos Estados Unidos – que usou como um mágico as redes sociais a seu favor, inclusive quando os internautas estavam contra ele – foi o terceiro colocado no ranking dos termos mais buscados no mundo.

Acima do magnata multimilionário, dono de cassinos, hotéis e edifícios, estão 2 temas tecnológicos: Pokemon Go e iPhone 7. Isso confirma que a nossa sociedade está influenciada pelos jogos e smartphones.

A onda do Pokemon Go durou poucas semanas, mas causou um furor em todos os rincões do planeta. Trata-se de um jogo de realidade aumentada para smartphones, que se transformou em um fenômeno cultural e que, inclusive, causou acidentes com jogadores que tropeçavam em objetos e pessoas enquanto caminhavam pelas ruas, absortos em suas telas.

O iPhone 7, o lançamento deste ano da Apple, que causou controvérsia por causa da retirada da entrada tradicional de fones de ouvido em seu novo celular, ocupou o segundo lugar, consolidando a Apple como a companhia mais rentável entre todas as empresas de tecnologia.

Depois de Trump, em quarto lugar no ranking das pesquisas mundiais, está o cantor e compositor americano Prince, enquanto que, na quinta colocação. ficou a Powerball, a loteria americana, cujo prêmio chegou a US$ 1,5 bilhão – um recorde histórico. Em sexto lugar, outro cantor e ator que morreu em 2016: o inglês David Bowie.

Deadpool, um filme americano de super-heróis baseado no personagem de mesmo nome da Marvel Comics e dirigido por Tim Miller, ficou em sétimo lugar, enquanto as Olímpiadas do Rio de Janeiro ocuparam a oitava colocação.

No que se refere a notícias, as mais buscadas foram sobre as eleições nos Estados Unidos, os Jogos Olímpicos, o Brexit do Reino Unido, o massacre da casa noturna Pulse em Orlando e o vírus zika, seguidas pelo escândalo do Panamá Papers e os atentados de Nice (14 de Julho) e Bruxelas (22 de Março), além o atentado contra os policiais em Dallas (7 de Júlio) e o terremoto de Kumamoto, que sacudiu o Japão em Abril.

Brasil

O estudo anual do Google Trends também oferece dados específicos sobre países e regiões. A análise fez um ranking dos 10 termos mais pesquisados pelos internautas brasileiros no decorrer do ano.

O campeão brasileiro de buscas foi o termo Pokemon Go, seguido pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em terceiro lugar, ficou o reality show Big Brother Brasil. A tragédia com o avião da Chapecoense, que aconteceu no fim de novembro, ocupou a quarta colocação.

Diferentemente do ranking global, o lançamento do iPhone 7 ficou em último lugar na lista dos 10 termos mais pesquisados no Brasil.

Na categoria cinema, o primeiro colocado também foi Deadpool. Já entre os esportistas, os internautas brasileiros se interessaram mais em saber sobre Arthur Nory, o ginasta medalhista de bronze para o Brasil na Rio 2016.

O Google também separou uma categoria de pesquisas denominada “O que é…” para analisar os conceitos que os internautas estão procurando na web. E em meio a tanto interesse dos usuários por tecnologia e jogos, na lista brasileira surgiram dois termos surpreendentes ligados a sentimentos. Em segundo lugar, ficou a busca pela definição de “amor”. A primeira colocação foi para “o que é crush”. Essa palavra, quando adaptada ao português informal, define um estado de intensa paixão por alguém.

Fonte: Aleteia