Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

UTIs do Hospital Regional Norte começam a funcionar

Foto: Secretaria de Saúde-CE/divulgação

 Terá início hoje terça-feira, 30,  o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Norte, em Sobral. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, a próxima e última etapa deixará o HRN funcionando plenamente, com todos os serviços assegurados a população de 1 milhão e 550 mil habitantes, dos 55 municípios da macrorregião Norte.

Números

Desde o 18 de março, o HRN iniciou a realização de cirurgias eletivas e de exames, num total de 709 atendimentos. O HRN tem 70 leitos de UTI. Desse total, 20 são para adultos, 10 pediátricos, 10 neonatais, além dos 30 berçários de médio risco,17 salas cirúrgicas e com capacidade para realizar até 1.300 internações por mês, em seus 382 leitos.

No total, são 347 médicos especialistas em 18 áreas: além de cirurgia geral, neurologia, cardiologia, traumatologia, cirurgia plástica, clínica médica, otorrinolaringologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia, urologia, hematologia, nefrologia, gastroenterologia, infectologia, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia. Em todo o hospital, com o cronograma cem por cento executado, trabalharão 1.641 profissionais aprovados na seleção pública. Desse número, apenas 37 médicos, contratados pelo Governo do Estado, foram aprovados em seleção pública.

Com um investimento total de R$ 229.082.947,73, recursos do Tesouro Estadual e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), distribuído entre obras e equipamentos, o Hospital Regional Norte foi construído pelo governo do Estado numa área de 57.813,70 metros quadrados, na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco.

Polêmicas

Declarado pelo Governo do Estado do Ceará como o maior do interior do Nordeste, o Hospital Regional Norte, localizado em Sobral, foi inaugurado no dia 18 de janeiro deste ano com um polêmico show da cantora Ivete Sangalo ao custo de impressionantes R$ 650 mil. Com um detalhe, na data de inauguração, o hospital não estava apto para funcionar.

Com exatos 30 dias depois, a marquise do hospital desabou, ferindo duas pessoas que trabalhavam no local do acidente. O desabamento aconteceu durante ajustes da estrutura e se deu em decorrência das chuvas que caíram no município na tarde do dia 17 de fevereiro. Mas, mesmo depois de um mês de inaugurado, nem os feridos do desabamento puderam ser atendidos no próprio hospital, pois o local ainda não apresentava condições de atendimento ao público.

A estrutura que desabou fica na entrada do Centro de Saúde Reprodutiva da Mulher, e em nota, o Governo do Estado informou que cobrou explicações do Consórcio Marquise/EIT, responsável pela obra. Na sequência os responsáveis pelo consórcio cobriram todas as despesas do tratamento do operário acidentado e concluiu a reconstrução da fachada em cerca de 20 dias.

Um dia depois outros problemas foram detectados no prédio recém-inaugurado do Hospital Regional Norte. Após as chuvas em Sobral, parte da calçada, localizado na entrada da unidade de saúde, cedeu. A infiltração da água afundou o piso, provocando desnível no solo.

Fonte : Tríbuna do Ceará

Comment here