Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

MUCAMBO-CE: MORADORES VOLTAM A ENFRENTAR PROBLEMAS COM FALTA DE ÁGUA.

Açude que abastece a cidade de Mucambo

A cidade de Mucambo na Zona Norte do Estado volta a enfrentar problemas no abastecimento de água fornecido pela CAGECE, no mês de outubro deste ano os moradores chegaram a ficar um mês sem o abastecimento por conta de um problema no motor que bombeia a água para a estação de tratamento, agora a situação é mais preocupante pois o açude Ibiapina que abastece a cidade esta chegando ao seu ponto morto, o pouco de água que ainda resta no reservatório não esta mais sendo utilizado.

A cidade conta agora apenas com o abastecimento da adutora do Jaburu sendo feito um racionamento de 24 horas o que não é suficiente para abastecer toda a cidade, dessa forma água chega apenas nos locais mais baixos comprometendo o abastecimento e deixando boa parte da população sem o liquido precioso. O projeto em caráter emergencial anunciado pela CAGECE é a construção da adutora do açude Taquaras que ira abastecer os municípios de Pacujá e Graça, ficando assim a água do açude Jaburu exclusivamente para Mucambo.

Mas a obra que deveria ter ficado pronta em novembro esta atrasada e ainda vai levar um tempinho para ser concluída.

E quanto mais tarda as medidas de socorro, mais o sertanejo prolonga seu sofrimento, o que não afeta a todos embora devesse afetar, principalmente aqueles que em campanha desesperada por apoio do povo quando lhes convinha prometeram até fazer chover.

A ingenuidade do povo que sofre não chega a tanto, sabemos que ninguém pode fazer chover além do Criador e muito embora o homem tente, jamais será Deus.

Entretanto se eleitos foram pelo que se conhece como Democracia neste país, não pedimos que façam chover, mas que ao menos lutem para amenizar o sofrimento de quem devem representar.

Se em junho deste ano Mucambo decretou estado de Emergência, o que deve ter mudado de melhor nos últimos seis meses? O governo ofereceu ajuda? Alguém aceitou ou recusou esta ajuda? Se recusou, por quê? Se aceitou, onde foi aplicada? São perguntas que não podemos nos desviar, mesmo muitos ignorando é preciso ser racional, enquanto muitos sofrem com a falta de água os que tem mais recurso compram de terceiros uma carga de água pela sua necessidade, o que tem gerado muito dinheiro diga-se de passagem, mas nem todos podem pagar 40 reias em 1000 litros de água, (este é o preço da carga de água) .

Até onde vai nossa capacidade de fingir que está tudo normal e muito lindo? A fé é a única resposta encontrada pelo sertanejo, que a chuva venha logo e regue com um pouco de alegria uma terra que sente saudade da água, o sertanejo reza com esperança pelo um inverno capaz de afastar pra longe o os lamentos da seca.

Blog Mucambo em Questão

Comment here