Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

CANDIDATOS AO GOVERNO: Municípios pequenos ficam de fora da agenda

Municípios pequenos como Ipaumirim, com pouco mais de nove mil eleitores, não foram visitados por Camilo Santana e Eunício Oliveira (FOTO: HONÓRIO BARBOSA).

Enquanto os maiores colégios eleitorais do Estado foram aproveitados como palco para a passagem dos quatro candidatos ao Governo Estadual, recebendo visitas dos postulantes no mesmo dia, os moradores de Ibicuitinga, Palhano, Martinópole e de outros municípios com menor número de eleitores viram apenas de longe os concorrentes no processo de sucessão estadual.

O curto período de campanha e a necessidade de cada candidato em buscar apoio em espaços de maior força eleitoral no pleito motivaram as coordenações dos dois representantes na disputa que mais destinaram tempo à realização de viagens, Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), a deixar alguns municípios de lado na intensa agenda de peregrinações ao Interior.

Camilo Santana, mesmo participando de atividades em até seis municípios num único dia, deixou de visitar 20 cidades da Região Noroeste. A soma do eleitorado das áreas que o petista ignorou na programação é quase igual ao número de eleitores dos seis maiores colégios eleitorais da mesorregião.

Com cerca de 120 mil pessoas aptas a votar, Sobral tem metade do número de eleitores dos 20 municípios que Camilo deixou de ir. Não entraram na lista do petista Mucambo (12,5 mil), Frecheirinha (11 mil), Meruoca (10,5 mil), Martinópole (8,8 mil), Moraújo (6,8 mil), Pacujá (5,6 mil) e Senador Sá (5,4 mil).

Eunício Oliveira seguiu ritmo menos intenso nas viagens. Na Região Noroeste, deixou de ir a 30 municípios, mas não esqueceu as áreas estratégicas. Assim como Camilo Santana, o peemedebista percorreu os menores colégios eleitorais da mesorregião, apesar de visitar cinco cidades em que o petista não esteve.

A lista de municípios na Região Norte não visitados por Camilo e Eunício revela o retrato registrado na Região Noroeste. Apesar de o petista não ter passado por Beberibe (40,8 mil) e Redenção (24 mil), as demais cidades ignoradas no cronograma executado até agora são compostas por um reduzido eleitorado.

Na Região Norte, Camilo não foi a 12 municípios, enquanto Eunício não esteve em 26. Os pequenos colégios eleitorais que não foram visitados pelos dois são Tururu (12,7 mil), Apuiarés (12,1 mil), São Luís do Curu (11,5 mil), Pacoti (10,4 mil), Paramoti (10,2 mil), Palmácia (8,5 mil) e Guaramiranga (5,4 mil).

Na Região dos Sertões, Camilo deixou de ir a 7 municípios e Eunício a 18 cidades. Ambos não foram a Madalena (13,4 mil), Ibaretama (11,2 mil) e Deputado Irapuan Pinheiro (6,8 mil).

Na Região Centro-Sul, Camilo Santana não foi a 3 municípios e Eunício a 10. Eles ignoraram Ipaumirim (9,2 mil), Umari (6,3 mil), Baixio (5,3 mil). Na Região Sul, os dois não visitaram Missão Velha (28,1 mil), Jardim (22,2 mil), Araripe (17,3 mil), Porteiras (13,4 mil), Penaforte (6,8 mil) e Altaneira (5,9 mil).

Na Região do Jaguaribe, Camilo Santana deixou de visitar 4 municípios e Eunício Oliveira não esteve em 14. Eles não fizeram atividades de campanha em Ibicuitinga (11,7 mil), Palhano (8,1 mil), Itaiçaba (6,2 mil) e Potiretama (5,1 mil).




 Fonte: Diário do Nordeste

Comment here