Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

Ibope: Dilma tem 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%; candidatas do PT e do PSB empatam no 2º turno

Dilma tem 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. (Foto: O Globo)

Pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, divulgada nesta terça-feira, revela que a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, oscilou dois pontos para cima, passando de 36% para 38%. Aécio Neves (PSDB) parou de crescer e tem 19% de taxa de intenção de votos, mesmo índice da última pesquisa divulgada na semana passada. Já a candidata Marina Silva oscilou de 30% para 29%. Com isso, Dilma passa a ter nove pontos porcentuais de vantagem sobre sua principal adversária.

Pastor Everaldo (PSC) teve 1% das menções. Outros candidatos, somados, obtiveram 2%.Os eleitores indecisos somam 5% e 7% pretendem votar nulo ou em branco.

No segundo turno, Marina Silva perdeu dois pontos percentuais e viu Dilma Rousseff empatar com ela na disputa. As duas, agora, estão com 41% da intenção de votos. No levantamento anterior, Marina estava numericamente à frente com 43% contra 40% da presidente. Caso o tucano consiga chegar na outra etapa, Aécio ficaria 11 pontos porcentuais atrás da atual presidente (35% a 46%).

Marina já chegou a ter 46% em simulação de segundo turno contra Dilma em setembro. Depois, oscilou para 43% e agora passou para 41%, totalizando uma perda de cinco pontos. No primeiro turno, alcançou 33% no começo de setembro, passou para 31%, 30 % e, agora, para 29%.

Ainda na simulação de segundo turno, aumentaram os que pretendem votar em branco ou anular, de 8% para 12%, entre o começo e o fim deste ano.

O número de eleitores que avaliaram o governo positivamente oscilou de 37% para 39%. Não houve alteração nas taxas dos que consideram a administração regular (33%) e ruim ou péssima (28%).

O Ibope ouviu 3.010 eleitores de 296 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-00755/2014.

Fonte: O Globo

Comment here