Saúde

header ads

Município de Mucambo realiza o Primeiro Fórum de Saúde Mental com tema “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio”


Foto: Governo Municipal de Mucambo 


Aconteceu na manhã da ultima terça-feira (11) no Auditório da Secretaria de Educação de Mucambo, o Primeiro Fórum de Saúde Mental com tema “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio”. Que foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Equipe do Núcleo de Saúde Ampliada da Família e Atenção Básica de Mucambo (NASF).

De acordo com a secretária de Saúde de Mucambo, Paula Tamires, a expectativa é que, com a discussão intersetorial dos problemas enfrentados por esses serviços acerca do suicídio, haja uma integração em um planejamento único para desenvolver ações na comunidade. O tema foi bem explanado nas escolas da rede municipal e estadual de ensino em Mucambo e o município precisa ampliar mais o diálogo sobre o tema.

“O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se falar sobre o tema de uma maneira segura, responsável e que estimule as habilidades emocionais desde a infância e adolescência, bem como auxiliar no diagnóstico e prevenção ao suicídio, promovendo ações com os pais, alunos e professores”, explicou o psicólogo Ray Lima.

(Do Blog)  O Primeiro Fórum de Saúde Mental com tema “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio” é de suma importância para a cidade de Mubambo aja visto que o município tem histórico pois nos últimos anos, 4 jovens praticaram suicídio por enforcamento, três delas no distrito de Poço Verde e uma na comunidade de Cinco Caminhos. Todas as vitimas eram meninas na faixa de 14 a 17 anos. 

SAIBA MAIS:

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.



Governo Municipal de Mucambo