Saúde

header ads

Nova turma de agentes penitenciários será convocada nesta quinta-feira (31)



A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) vai convocar na próxima quinta-feira (31), a nova turma de aprovados que realizaram o concurso para agente penitenciário em 2017. A iniciativa vai reforçar a atuação do Estado no sistema penitenciário, que, agora, passará a contar com 3.768 agentes. Antes do processo seletivo esse número era de 2.136. Desde a primeira turma convocada, o Estado já ampliou em 76,4% a quantidade de agentes penitenciários.

Os novos servidores foram aprovados no concurso público iniciado ainda em 2017 pelo Governo do Ceará. O Estado convocou, na época, dois mil candidatos para o curso de formação de agentes penitenciários, mas somente 1.695 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios ao longo das demais etapas de avaliação (física, de saúde e psicológica). Desse total, mil assumiram seus empregos em meados de 2018. Outros 440 foram convocados para reforçar o sistema penitenciário estadual no início desse ano. Para assumir o cargo os aprovados assistiram aulas sobre administração penitenciária, integração social, valorização humana, ética profissional, legislação e segurança penitenciária.

Concursos

Como faz desde o mês passado, o governador vem atualizando as pessoas aprovadas em concursos públicos realizados pelo Estado sobre as próximas etapas. Hoje, ele relembrou as datas de diferentes certames. “O da Secult dia 5 de novembro eles vão se apresentar. São 103 concursados no primeiro concurso da história da Secult. A última turma dos agentes penitenciários vai se apresentar dia 31 de outubro (próxima quinta-feira). A ideia é que esses agentes já iniciem seus trabalhos nas novas unidades prisionais. A primeira já será agora em novembro. Os bombeiros passam a trabalhar a partir do dia 2 de dezembro. A Ematerce são 263 aprovados e a Funceme são 40. Acredito que já na próxima terça-feira anuncio novidades de um dos dois concursos. A Seduc a homologação vai ser dia 27 de dezembro e a convocação a partir de 2020”, disse o governador.