Saúde

header ads

Filha de garis homenageia pais em ensaio fotográfico de formatura no sertão do Ceará


Uma estudante de Quixadá, no interior do Ceará, usou o ensaio fotográfico de término de curso para homenagear os pais. Vanessa dos Santos, de 18 anos, fez do local de trabalho de seus pais o cenário para as fotos. Ela concluiu neste mês de dezembro o ensino médio no Colégio Coronel Virgílio Távora e o curso técnico profissionalizante em informática na escola Maria Cavalcante Costa, o Liceu de Quixadá.

Vanessa mora com a família no Bairro Monte Alegre e andava 2 horas a pé para chegar ás aulas, no Centro da cidade. Os pais dela, Iracilda, 36 anos, e Moisés dos Santos, 45, interromperam os estudos entre o 3° e o 4° ano do ensino fundamental, mas sempre incentivaram que os cinco filhos fossem além. Outra filha do casal, de 20 anos, também concluiu o ensino médio, em 2018.

Moisés trabalha como gari há mais de 20 anos e Iracilda há algumas semanas. Vanessa conta que, devido ao amor entre o casal, eles só trabalham lado a lado. "Quando eu fazia o fundamental, meus colegas de turma me chamavam de filha do lixeiro. Me sentia mais forte ainda. Nunca fiquei triste por estarem falando assim comigo. O erro não estava em mim, e sim neles", relata.

A ideia de fazer as fotos no local de trabalho de Moisés e de Iracilda foi do fotografo Cleyton de Paula. Ele conta que, para realizar o desejo de Vanessa de ser fotografada com os pais, pegou a estudante e um de seus irmãos mais novos em casa e os levou para o Centro de Quixadá, de surpresa.

Moisés conta que se sentiu muito feliz e com a surpresa. A realização de formar mais uma filha aumenta ao lembrar das dificuldades que passou para cuidar da família. Ele passou dois anos morando em Fortaleza, a procura de emprego, enquanto sua esposa e filhos se sustentavam com menos de R$300. "Muita emoção e surpresa" define ele sobre a homenagem.

G1 CE