Saúde

header ads

Forte chuva atinge cinco regiões do Ceará; Barbalha registra 90 milímetros em pré-estação


Fortes chuvas atingiram cinco regiões do Ceará entre as 7h deste domingo (8) e as 7h desta segunda-feira (9), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior registro ocorreu na cidade de Barbalha, na Região do Cariri, com 90 milímetros. Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados o longo do dia.

As chuvas trouxeram transtornos para moradores de Juazeiro do Norte. No Bairro Lagoa Seca a água invadiu ruas e avenidas prejudicando o tráfego de veículos. Em alguns locais a água invadiu casas e estabelecimentos comerciais.

As maiores precipitações da região foram registradas em Barbalha (90 milímetros), Crato (75 milímetros), Juazeiro do Norte (44 milímetros), Brejo Santo (43 milímetros), Abaiara (31 milímetros), Aurora (27,4 milímetros), Milagres (22,2 milímetros) e Missão Velha (19,4 milímetros).

Houve também precipitações na Região do Vale do Jaguaribe: Morada Nova (15,8 milímetros), Russas (14 milímetros) e Jaguaretama (13,7 milímetros). Registros no Vale do Jaguaribe: Potiretama (22 milímetros) e Morada Nova (11,4 milímetros).

Pelo menos 39 cidades cearenses tiveram registros no período.

O mês de dezembro marca o início da Pré-Estação no Ceará. O período, que vai até janeiro, tem média pluviométrica de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm no primeiro mês e 98,7 mm no segundo, de acordo com dados da Funceme.

Diário do Nordeste