X
Aplicativo MCB Em Questão

Grátis - Na Play Store

O Melhor e mais completo portal de notícias da cidade!

Enem 2019: saiba como recuperar a senha para conferir o resultado, que sai na próxima sexta-feira


Nota das provas será divulgada pelo Ministério da Educação


Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na próxima sexta-feira (17), o Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta (15) o passo a passo para estudantes recuperarem a senha.

Os candidatos, na sexta-feira, terão acesso à nota de redação, que varia de zero a mil, e à pontuação de cada uma das áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Confira como recuperar a senha:

Acesse a Página do Participante (neste link).
Responda qual figura corresponde à palavra citada.
Informe o CPF.
Clique em "esqueci minha senha" no canto inferior direito da tela.
Clique em "enviar senha".
Aguarde uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado. Espere alguns minutos e confira a caixa de spam.
Assim que tiver a nova senha, digite-a no sistema para conferir seu resultado.
Caso o candidato não tiver mais acesso ao e-mail cadastrado, pode alterar o e-mail. Será preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação.
Caso precise informar um novo endereço eletrônico, clique em "alterar e-mail".

Caso você tenha perdido a senha e esteja com dificuldade, o governo também divulgou um vídeo com tutorial para recuperar o acesso:



Cálculo das notas

Para chegar ao resultado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) adota um conjunto de modelos matemáticos que permitem a comparabilidade entre as edições do exame. Ou seja, as notas do exame não são calculadas com uma simples soma do número de questões acertadas e, sim, a partir de uma escala — como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.

De acordo com o nível de dificuldade, as 180 questões das provas ocupam uma posição diferente na régua. Além disso, as respostas devem seguir uma linha de coerência: errar perguntas consideradas fáceis e acertar as mais difíceis sinaliza uma inconsistência do participante, indicando um possível "chute". Por isso, dois candidatos que fizeram a mesma edição e acertaram o mesmo número de questões podem ter notas diferentes.

gauchazh