Mais oito municípios receberão o Garantia-Safra a partir de 2 de janeiro

A plantação de milho não vingou após o terceiro ano seguido de estiagem
(ANTONIO CARLOS ALVES)
13.485 agricultores familiares de oito municípios cearenses receberão a primeira parcela do Garantia-Safra 2013/2014 a partir de janeiro deste ano. Serão R$ 850,00 divididos em cinco parcelas.O benefício é pago aos agricultores em caso de perda de safra igual ou superior a 50% da safra, comprovado por laudo pelo MDA

Os municípios beneficiados são Aquiraz, Catarina, Capistrano, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Potengi e Tamboril. A primeira parcela estará disponível para pagamento a partir de 2 de janeiro nas Agência da Caixa Econômica Federal ou nas Agências Lotéricas.

207.245 agricultores cearenses de 94 município receberam ou estão recebendo o benefício do Garantia-Safra, referente à safra 2013/2014.

Safra 2014-2015

Agricultores que não se cadastraram ou não receberam o benefício em 2014 podem fazer o cadastro para recebê-lo em 2015. O cadastro deve ser feito nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), nos sindicatos rurais ou nas prefeituras.

Conforme o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, 350 mil vagas estão garantidas para o Estado do Ceará. Terão direito a se inscreverem no benefício os agricultores familiares com renda mensal de até R$ 1,5 salário mínimo e que produzem em áreas entre 0,6 e 5 hectares de terra.

O Fundo Garantia Safra está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e institui o Benefício Garantia Safra com o objetivo de assegurar condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação.

O secretário Nelson Martins confirma ainda que o Estado do Ceará está negociando com o Governo Federal o pagamento do Garantia-Safra aos agricultores familiares já cadastrados caso se configure mais um ano de seca.


Fonte: Diário do Nordeste