ASSEMBLEIA: Professores da Uece suspendem greve; UVA e URCA permanecem paralisadas

Ampla maioria dos professores votou pela suspensão da greve (FOTO: MAURI MELO/O POVO)

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram assembleia na manhã desta sexta-feira, 9, e decidiram pela suspensão da greve. O estado de greve, no entanto, fica mantido, mas a expectativa é de que as aulas sejam retomadas na próxima quarta-feira, 14.

A ampla maioria dos votos foi à favor da suspensão, contra apenas quatro votos contrários ao fim da greve (não houve contagem total dos votos). Em estado de greve, os professores prometem acompanhar os compromissos assumidos pelo Governo do estado.

O professor Célio Coutinho, presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), explica que os professores estavam dispostos a retomar as aulas na próxima segunda-feira,12. "Na assembleia discutimos que as aulas poderiam começar na segunda, mas a quarta-feira será o dia do retorno, conforme divulgado pela reitoria", relata.

UVA e Urca permanecem em greve

A Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Regional do Cariri (Urca) permanecem em greve e informaram realizar novas assembleias. Na noite da próxima terça-feira, 13, o SindiUrca vai discutir as propostas do Governo. Segundo o presidente do sindicato, Francisco Augusto Silva Nobre, se até terça-feira as nomeações não tiverem começado a sair, a categoria pode descartar a suspensão. ''Aqui na Urca, não é definitiva essa suspensão, pois há muitos professores apreensivos com o governo", completa.

Também na noite de terça-feira, 13, o sindicato de professores da UVA fará sua assembleia. ''A ideia é discutir pontualmente as propostas do governo e votar pela suspensão ou não da greve. Depois, serão repassados os encaminhamentos sobre as demandas", informa o professor Luiz Ponte, vice-presidente do SindUVA.

Entre as propostas feitas pelo governador e chamadas pelo sindicato de emergenciais, destaca-se o compromisso na realização de concurso para 249 vagas de professor efetivo - 120 para a Uece, 67 para a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e 62 para a Universidade Regional do Cariri (Urca).

Célio Coutinho ainda aponta o concurso para 192 vagas de servidores técnicos e administrativos para as três universidades, a aprovação das leis que regulamentam a classe de professor associado e a gratificação de periculosidade e insalubridade.

(Redação O POVO Online)